Acessibilidade é debatida na Tribuna do Povo

Publicado em 16/09/2015 às 10:01 - Atualizado em 11/10/2016 às 15:27

Acessibilidade é debatida na Tribuna do Povo

Na sessão de segunda-feira 14-09-2015, na Ordem do Dia, foi aprovado por unanimidade em 2ª e última votação o Projeto de Lei nº 018/2015, que objetiva regulamentar a realização ou pagamento de diárias e horas extraordinárias, evitando oneração do erário público.Aprovadopor unanimidade em 2ª e última votação Projeto de Lei nº 023/2015, que dispõe sobre a doação legal do município de um veículo reboque carroceria aberta ao Corpo de Bombeiros.

Atletas serão homenageadas pelo Legislativo

O plenário aprovou requerimento assinado pelos onze vereadores, para a realização de uma sessão Solene em Homenagem às atletas e a equipe técnica que se sagraram campeãs brasileiras dos Jogos Escolares da Juventude 2015. A data da Sessão Solene, segundo o presidente Cesar da Silva, ainda será divulgada. Durante as manifestações inúmeros vereadores dirigiram mensagens às atletas, equipe técnica e familiares pela conquista inédita na história de Pinhalzinho. Segundo o vereador Leonir Bettanin, as atletas pinhalenses irão representar o Brasil no Paraguai no Campeonato Sul Americano no mês de dezembro 2015. O presidente da casa vereador Cesar da Silva informou que nesta quinta feira haverá carreata nas principais ruas da cidade para homenagear a conquista e todos os pinhalenses estão convidados.

Indicação: O vereador Nilson Miguel Gosch, apresentou indicação sugerindo que sejam asfaltados os acessos aos bairros: Bela Vista e Jardim Maria Terezinha.

Tribuna do Povo

Atendendo convite da casa, compareceram à tribuna do povo, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – COMDE, que fizeram a apresentação do “Selo identificativo de acessibilidade”, chamado também de “Selo empresa amiga das pessoas com deficiência ou Empresa Acessível”. O selo será entregue às empresas para identificar se estas cumprem as metas de acessibilidade à pessoa com deficiência. O COMDE esteve representado pelo presidente João Antonio Ecco, vice-presidente Albertina Ayala Rempel e Jussara Capelli Conselheira. Dia 21 de Setembro comemora-se o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência e por este motivo Jussara Capelli, formulou o convite aos Vereadores para participarem do lançamento do referido selo, que coincidirá com a data. Nos dias 23 e 24/09 no Colégio Vendelino haverá o DEF DRIVE com os alunos cujo objetivo é mostrar à pessoa não deficiente como é o dia a dia da pessoa com deficiência. Inúmeros vereadores formularam perguntas aos representantes do Conselho sugerindo inclusive um debate sobre a acessibilidade das ruas da cidade. Ao se pronunciar sobre acessibilidade o vereador Ademir Pedro Rodrigues disse não entender como o Corpo de Bombeiros de Pinhalzinho liberou o espaço aonde foi realizada a feira do Brás, segundo ele sem a mínima infraestrutura para a realização do evento.

A vereadora Iolanda Zanchet, informou que na última semana participou da 46ª Convenção Estadual do Comércio Lojista de SC em Florianópolis, na companhia de lideranças locais quando o Governador Raimundo Colombo assinou um decreto que regula a realização das Feiras Itinerantes. O decreto entra em vigou a partir de 1º de Novembro deste ano e torna mais rigorosa a fiscalização das feiras itinerantes realizadas no Estado.

Durante a sessão novamente foi levantado o assunto corrupção e o vereador Bento Vorma de Souza opinou que o problemas mais grave não está relacionado à corrupção, está ligado à sonegação de impostos. Contribuindo o vereador Lari Antonio Heinen levantou o caso do Mensalão que foi e ainda está sendo muito propagado na imprensa e até hoje o desvio teria chegado a R$ 55 milhões de reais. Lari disse que outra operação sobre sonegação intitulada Operação Zelotes, que atinge diretamente a Rede Globo de Televisão chega a R$ 615 milhões de reais até o momento segundo a Polícia Federal, o equivalente a dez mensalões.

A vereadora Silvana Bugnotto, formulou convite para a conferência das Mulheres nesta sexta feira dia 18 de setembro às 13h00, na Câmara de Vereadores.